A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas. J. W. Goethe
Práticas Meditativas na escola!

A Novaterra, Associação Cultural Arte e Ambiente criou um projecto de integração de práticas meditativas na escola, tendo como principal objectivo o desenvolvimento da capacidade de concentração dos mais jovens, assim como a distribuição de ferramentas de exploração de práticas meditativas pelos professores.
Alguns dos efeitos das práticas meditativas, já analisados e comprovados cientificamente são:
- Redução do stress
- Melhoria do sistema cardiovascular
- Melhoria na concentração
- Aceleração da capacidade de processamento potencial do cérebro
A Integração do projecto "Práticas meditativas na escola" pode realizar-se em vários formatos, de acordo com a natureza da escola. Os dois pontos essenciais são:
1. Palestra informativa para alunos e professores sobre a importância e os efeitos da meditação.
2. Realização de sessões de meditação de 10 minutos (mínimo).
As práticas meditativas incluem:
- Meditação Anapana - foco na respiração
- Movimento meditativo
- Meditação sensorial
- Meditação guiada
As sessões de práticas meditativas são realizadas por Ana Maria Pinto.


Aula Aberta
A descoberta da voz através da sua sonoridade mais primordial permite-nos explorar o que chamamos de corpo natural, isto é, o corpo que É o próprio canto. Fazemos assim um convite à experimentação da Sabedoria do Corpo, explorando as suas sensações quando canta e se movimenta, buscando inspiração nas forças da natureza presentes nos cânticos indígenas e nas danças africanas e recorrendo a técnicas específicas. A consequência desta experimentação é a imediata e profunda conexão com a natureza, a Nossa e a da Terra. Esta é a nossa proposta: se o corpo sente e tem consciência que É a própria natureza, é próprio da sua sensibilidade protegê-la. Com Ana Maria Pinto e Joana Peres.
Pontos a trabalhar:
1 - Expressão vocal (aula de canto - voz) a partir das sonoridades telúricas (sonoridades associadas aos sons naturais da terra)
2 - Expressão corporal (aula de dança - corpo) fundindo imaginação e corpo, estabelece-se um ponto de ligação com a árvore, o pássaro, o rio ou o mar ... uma conexão com o universo da natureza.
3 - Discussão sobre a importância da consciência ambiental e improvisação guiada sobre o mundo natural. (voz e corpo)
4 - Aprendizagem de cânticos africanos e indígenas (trabalho conjunto entre voz e corpo).

Projectos
O primeiro Projecto Mensageiros decorreu no Conservatório de Música do Porto no âmbito do Projecto das 100.000 árvores para o Futuro. O trabalho teve início em Janeiro e prolongou-se até Junho (uma hora semanal) para a criação de um concerto denominado "Os Mensageiros da Árvore". Daí resultou O cancioneiro da Árvore, canções compostas para os poemas escritos pelas crianças inspiradas na árvore. A apresentação em público do trabalho em forma de concerto, possibilita a descoberta e desenvolvimento de competências artísticas e criativas nas crianças, assim como a consciencialização da arte como ferramenta de participação activa na sociedade. Os movimentos, os poemas e textos cantados visam sobretudo a criação de um vínculo emocional com o Planeta Terra para um futuro harmonioso entre seres humanos e natureza. Com Ana Maria Pinto.
O trabalho desenvolve-se em quatro fases:
1. Redacção de poemas inspirados na Natureza (escrita criativa para crianças)
2. Composição de canções a partir desses poemas
3. Criação de um espectáculo (canto e movimento) com as crianças.
4. Apresentação em público.
Duração: 3 a 6 meses (uma hora semanal com concerto final)

Gostaria de integrar o Método Azul na sua escola? Entre em contacto!