Convento de Cristo

12-10-2025

"Ao longo de toda a sua vida, a rainha tem uma especial preocupação com os outros, os que padecem de enfermidades ou se encontram em dificuldades, os marginais da sociedade de então, que são de muitas e diversas origens e proveniências, mas aos quais ela acorre sempre solícita. O espírito das bem-aventuranças estava claramente impresso na sua ação benfeitora. ... Muitas são as obras de misericórdia que a este nível lhe são atribuídas. Assim, é apontada como fundadora da Albergaria do Espírito Santo de Alenquer e da albergaria de Odivelas, do Hospital de Rocamador de Santa Maria do Amial, em Torres Vedras, em 1312, e o mesmo em relação às albergarias de Azueira e Estremoz e das gafarias de Óbidos, Torres Novas e Leiria. Acresce ainda um hospital de mulheres envergonhadas, em Leiria, um em Coimbra para mulheres arrependidas e, em Torres Novas, outro para o mesmo efeito, bem como o Hospital dos Inocentes de Santarém e o do Mosteiro de Santa Clara de Coimbra. ...

O seu cuidado era, pois, criar os que não tinham tido mãe, aliás uma das grandes missões a que Isabel dedicou toda a sua vida. Preocupação com a educação dos filhos e das filhas, e apoio às mulheres que, por várias razões, sendo mães, têm dificuldades em sobreviver e sustentar a prole. Patrona de mosteiros e instituições de caridade, mecenas de estudantes e provavelmente de artistas, Isabel reúne à sua volta um grupo de pessoas que a ajudam a levar à prática os seus desígnios de caridade e de promoção social e política. Santa Clara de Coimbra torna-se assim, uma verdadeira fundação régia. 

Em torno das clarissas reúnem-se e dinamizam-se pois os interesses de uma nobreza ligada à rainha e de alguns membros das elites locais que a apoiam. Em toda esta intensa atividade, o religioso e o devocional andam a par do social e do económico, confluindo tudo para revelar o poder sustentador e dinamizador da rainha, que concede à sua fundação um prestígio único entre as casa religiosas femininas do século XIV.

in "Isabel de Aragão" de Maria Filomena Andrade