Classic meets Africa


O Classic meets Africa, um projecto criado em 2015 por Ana Maria Pinto com a colaboração de Joana Peres, Eliseu Silva, Miguel Gullander e Zé Beato, é um dos projectos da Novaterra, Associação Cultural Arte e Ambiente, que pretende criar pontes entre mundos distantes, mas que uma vez em contacto se fortalecem mutuamente. No encontra da música clássica com as danças africanas revela-se um espaço de partilha intercultural extraordinário em que todo o movimento é alavanca para a mudança, aquela que rima com dança. Um projecto que desafia o artista e o próprio público, com os traços indeléveis da música clássica, os gestos puros e a energia arrebatadora das danças africanas.

Ao logo do período lectivo de 2015/2016 foram realizados 8 concertos que contaram com a participação da Orquestra Juvenil da Bonjóia, a Allatantou Dance Company, Ana Maria Pinto e Zé Beato (Xinganje e Kaviula), assim como um Ensemble Vocal Feminino. Os concertos realizaram-se no Rivoli, Teatro do Campo Alegre, Auditório Municipal de Gondomar, Auditório Municipal de Vila Nova de Gaia, Palácio das Artes, no Agrupamento de Escolas do Cerco e na Fundação Cupertino Miranda. O Classic meets Africa marcou também presença no Festival "África mostra-se" na Biblioteca Almeida Garrett em Outubro de 2016.

Na génese do projecto Classic meets Africa está a peça para Orquestra, Ensemble Vocal Feminino, Percussão Africana e Capoeira intitulada "A Dança de Xinganje e Kaviula" composta por Ana Maria Pinto no Verão de 2015. A peça está dividida em 5 partes:

- Apresentação do Xinganje - Orquestra, Piano, Percussão Africana e Bailarino

- Apresentação da Kaviula - Piano e Bailarina

- We came from the stars in the sky of Africa - Xinganje e Kaviula (vozes), Vozes em palco e vozes do público.

- Encontro do Xinganje e da Kaviula - Orquestra, Piano, Percussão Africana e Bailarinos

- Mundos dentro de mundos - Ginga que toca - Orquestra, Piano, Ensemble Vocal Feminino, Percussão Africana, Capoeira e Bailarinos.


Um dos objectivos do projecto Classic meets Africa é a encomenda de obras com base na fusão da música clássica e das expressões rítmicas africanas. Colaboraram com o projecto até agora os compositores Ana Maria Pinto, Luís Costa, Nádia de Carvalho e Isabel da Rocha.