Arte para o futuro!


Inspirado no Planeta Azul, o Método Azul foi concebido com o objectivo de nutrir laços profundos entre seres humanos e a natureza. A educação artística funde-se com a educação ambiental para a criação de um espaço de reaproximação à natureza, onde a expressão artística gere as componentes emocionais responsáveis pela interiorização e estruturação de princípios de valorização do mundo natural.

O Método Azul segue 4 princípios:

1. Escrita de poemas inspirados na natureza pelas crianças e por poetas convidados.

2. Composição de canções a partir dos poemas.

3. Criação de peças músico-teatrais específicas para as crianças e com as crianças, com base na poesia, nas forças da natureza, nos ritmos e cânticos de cariz indígena e em técnicas meditativas.

4. Contínua movimentação em palco, onde canto e dança se cruzam sucessivamente.


O Método Azul colaborou desde 2016 com as seguintes instituições com as seguintes instituições:

- Câmara Municipal de Gondomar

- Escola Rodrigues de Freitas (Porto)

- Conservatório de Música do Porto

- Biblioteca Municipal de Gondomar

- Biblioteca Almeida Garrett (Porto)

- Centro de Educação Ambiental da Quinta do Passal

- Centro de Educação Ambiental do Palácio de Cristal

- Centro de Educação Ambiental da Quinta do Covelo

- Futuro. Projecto das 100.000 árvores.

- Casa da Juventude de Gondomar


Workshops * Colónias de Férias * Actividades

Os Workshops do Método Azul podem ser integrados em Colónias de Férias ou em sessões com o mínimo de duas horas. Os temas abordam sempre o Planeta Terra e a relação do ser humano com a Natureza. Os princípios básicos de todas actividades do Método Azul são a criatividade e os cruzamentos disciplinares: ambiente e ciência, música, dança, teatro, escrita criativa, pintura, inteligência emocional e meditação. As histórias do Método Azul são criadas de raiz para as crianças e com as crianças, de modo a corresponderem à natureza específica de cada grupo. 


Mensageiros da Natureza

Os Mensageiros da Natureza são um coro de crianças criado em Janeiro de 2018. Dos 5 aos 12 anos de idade, este coro nutre nos coração das crianças e de todos aqueles que assistem aos seus concertos o amor pelo Planeta Terra. do seu reportório fazem parte os Cancioneiros da Árvore e da Água, assim como todas as canções criadas de raiz para os concertos temáticos com os 4 coros da Novaterra, desde o concerto "Metamorfoses da Terra, Uma viagem científico-musical" até ao "Ancestral". Os Mensageiros da Natureza são neste momento um lindo grupo de 17 crianças

Aulas de Piano e Teatro

Aulas de piano no Centro Cultural de Rio Tinto.

1. As aulas de piano com Ana Maria Pinto têm como base o despertar da criatividade, da sensibilidade e da inteligência emocional.

2. A cada aula são dadas práticas meditativas, escritas novas peças musicais com base na imaginação da criança, que são depois escritas em partitura.

3. Cada criança tem a oportunidade de compor as suas canções e inventar as suas próprias histórias com base nas emoções, nas forças da natureza.

4. O canto e a natureza estão sempre aliados à aprendizagem do piano. Cada melodia é cantada para que se desperte naturalmente na criança o sentido da respiração e de frase musical.

5. A música clássica está sempre presença, através da audição das grandes obras da cultura ocidental, enquanto se pintam desenhos específicos para o desenvolvimento da concentração.

6. Não existe avaliação quantitativa, nem programa definido. A aprendizagem musical é feita de acordo com a natureza de cada criança e no devido ritmo. Pretende-se assim nutrir o sentido de alegria e de amor à música através da aprendizagem do instrumento musical.


Aulas de Teatro no Centro Cultural de Rio Tinto - Terças e Quintas das 18:00 às 19:00.

O Teatro como expressão artística permite à criança reconhecer o seu mundo interior, expressar as suas emoções e nutrir a sua imaginação e criatividade, dando-lhe um sentido de auto-confiança essencial para o seu desenvolvimento.

- Práticas de improvisação.

- Imaginação e criação de peças teatrais

- Dicção e declamação

- Técnica vocal 

- Inteligência Emocional

- Práticas Meditativas de reconexão com a natureza