Arte para o futuro!


Workshops * Colónias de Férias * Actividades

Os Workshops para crianças da Novaterra podem ser integrados em Colónias de Férias ou em sessões com o mínimo de duas horas. Os temas abordam sempre o Planeta Terra e a relação do ser humano com a Natureza. Os princípios básicos de todas actividades são a criatividade e os cruzamentos disciplinares: ambiente e ciência, música, dança, teatro, escrita criativa, pintura, inteligência emocional e meditação. As histórias das oficinas/workshops/colónias de férias, são criadas de raiz para as crianças e com as crianças, de modo a corresponderem à natureza específica de cada grupo. 


Mensageiros da Natureza

Os Mensageiros da Natureza são um coro de crianças criado em Janeiro de 2018. Dos 3 aos 11 anos de idade, este coro nutre nos coração das crianças e de todos aqueles que assistem aos seus concertos o amor pela Mãe Terra. Do seu reportório fazem parte os Cancioneiros da Árvore e da Água, assim como todas as canções criadas de raiz para os concertos temáticos com os 4 coros da Novaterra, desde o concerto "Metamorfoses da Terra, Uma viagem científico-musical" até ao "Ancestral". Gravaram já 6 trabalhos discográficos: Planeta Azul, Refúgio, A Arte de proteger a Floresta, Bestuário, Cancioneiro dos Animais, o Cancioneiro das Flores e o Imaginário Popular. 

Aulas de Piano

Aulas de piano no Centro Cultural de Rio Tinto.

1. As aulas de piano com Ana Maria Pinto têm como base o despertar da criatividade, da sensibilidade e da inteligência emocional.

2. A cada aula são dadas práticas meditativas, escritas novas peças musicais com base na imaginação da criança, que são depois escritas em partitura.

3. Cada criança tem a oportunidade de compor as suas canções e inventar as suas próprias histórias com base nas emoções, nas forças da natureza.

4. O canto e a natureza estão sempre aliados à aprendizagem do piano. Cada melodia é cantada para que se desperte naturalmente na criança o sentido da respiração e de frase musical.

5. A música clássica está sempre presença, através da audição das grandes obras da cultura ocidental, enquanto se pintam desenhos específicos para o desenvolvimento da concentração.

6. Não existe avaliação quantitativa, nem programa definido. A aprendizagem musical é feita de acordo com a natureza de cada criança e no devido ritmo. Pretende-se assim nutrir o sentido de alegria e de amor à música através da aprendizagem do instrumento musical.