Mosteiro de Lorvão

O concerto oferece ao "caminhante" a sonoridade contemplativa que abre brechas no tempo. As linhas que separam o ontem do hoje e do amanhã ficam em suspenso na delicadeza dos sinos de cristal e no cuidado da articulação das palavras cantadas em latim e português. Abrindo-se o tempo, abre-se no olhar o que se manifesta quando os olhos se fecham, a interioridade. No traço da escultura talvez esteja gravada essa intenção do artista, a de transportar o que está fora para a dimensão dum imaginário elevado, num diálogo íntimo, profundo e singular.
Esta é pois uma visita guiada pela dança entre a arte e os sentidos mais subtis do observador. Durante o mês de Outubro o PAX MUNDI dedica 4 concertos a 4 Rainhas da Idade Média. As Infantas-Rainhas Sancha, Mafalda e Teresa, filhas do Rei D. Sancho I, netas do primeiro Rei de Portugal D. Afonso Henriques e a Rainha Santa Isabel.
Os Mosteiros de Arouca, Lorvão e Celas e o Convento de Cristo - Tomar recebem esta homenagem a mulheres que deixaram na linha do tempo exemplos onde a autoridade se funde com os princípios da mais alta nobreza de espírito. Ao longo do percurso serão interpretados temas contemplativos e marianos de autoria de Ana Maria Pinto. O improviso, o silêncio, o movimento intuitivo e a participação fazem parte da vivência, é esperada pois a colaboração dos ouvintes quando ela for solicitada para que a totalidade das vozes possa deixar no espaço da memória e do monumento o cristal da mais pura harmonia, essa que é fruto da entrega e do perfeito equilíbrio entre razão e emoção.
